sábado, 27 de fevereiro de 2010

Intelectualidade ou Anti-Intelectualidade Cristã?

Com referência ao artigo no blog do Wilson, em http://teologiainteligente.blogspot.com/2010/02/igreja-lugar-de-sabios-ou-de.html (vale a pena ler!), eu diria que a abordagem desse tema sempre foi e ainda é oportuna. Porém, eu não estressaria sobre o termo “intelectualidade”, ou, “anti-intelectualidade”, pela simples razão da falta de intelectualidade do povo em geral para captar, ainda que a essência, da comunicação. Uma abordagem mais direta e eficiente talvez fosse falar sobre o interesse ou desinteresse para o estudo. Ninguém é intelectual se não for um estudioso e um pensador, e, para se chegar à intelectualidade, o princípio é estudar e pensar sobre o que se está estudando. Intelectualidade nada mais é do que a alimentação e o exercício da razão.

Em Rm. 12:1 nós vemos o escritor sagrado pedindo, literalmente “pelo amor de Deus!”, para que os irmãos sacrificassem de si (envolvimento físico), e que prestassem a Deus um culto racional, com a razão, com o entendimento, com o intelecto: “¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” E, em I Pedro 2:2 temos a advertência para que desejemos, com empenho, “o leite racional” ou, a alimentação sadia da nossa razão para que, por isto, estejamos crescendo na intelectualidade do nosso culto a Deus: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;”

O temor do Senhor é o princípio da [verdadeira] sabedoria. O nosso Deus nunca se agradou do culto de tolos, de insensatos e nem de incultos. O Criador do universo é grande demais para se “amedrontar” com as nossas interrogações e questionamentos, sejam eles no campo da ciência, da teologia, da vida social, política ou seja lá o que for. Se o grande rei Salomão desagradou a Deus, não foi por sua intelectualidade, e sim, por não obedecer a três mandamentos muitíssimo claros e simples, conforme vemos em Deut. 17:16-18 que são: Não multiplicar para si cavalos, nem mulheres, e nem ouro.

A Igreja tem que se posicionar é contra a desobediência e contra o pecado; e não contra a ciência ou contra a intelectualidade!

27/02/2010 - Enih Gil’ead

Um comentário:

  1. Olá Enih,
    Excelente texto! Sinto-me honrado pela indicação!!!
    Estou seguindo seu Blog.
    Graça e Paz !!!

    ResponderExcluir